Desabilitar Preloader

Notícias

Últimas Notícias
Receba Novidades

Grupos Temáticos de Voluntários - Bazar

2017-03-15

Entrevista

Para entrosar a equipe do Bazar, a Diretora de Captação, Telma Kawa, e Suely Pustilnic (responsável pela área), sugeriram a criação de um grupo temático no WhatsApp.

Com isso, as 11 voluntárias vinculadas ao Bazar estão desenvolvendo laços profissionais e pessoais. A formação desse grupo refletiu-se diretamente na produtividade e nas vendas. Diariamente, a Instituição passa os resultados para a equipe, aumentando o seu entusiasmo. O Bazar é uma fonte de renda importante para a manutenção de nossa Casa Geriátrica, mas requer muita mão de obra, seja na triagem, precificação ou nas vendas propriamente ditas; daí, esse entrosamento da equipe ser tão importante.

 

FF - Para que montar os grupos temáticos de voluntários?  

Telma - Os grupos temáticos surgiram com a intenção de reunir as equipes de cada setor de trabalho e facilitar a comunicação dentro de cada grupo.


FF - Desde quando o grupo do Bazar está se reunindo?
Telma - O grupo do bazar teve uma primeira reunião de equipe no início de fevereiro para falarmos sobre o funcionamento da triagem e da loja. Foi importante ouvirmos as diferentes opiniões e sugestões e também para que muitas se conhecessem. Como trabalham em dias diferentes, muitas não se conheciam e isso facilitou muito a comunicação entre todas.


FF - Quem são as participantes, hoje?
Telma - Hoje contamos com 11 voluntárias, que são: Annita Zebulum Ades, Elcy Camara de Castro, Fany Lerner, Maria da Penha Alves Bezerra, Miriam Homburger, Monique Chonchol Bahbout, Norma Schipper, Rosa Maria Campos Pinto, Rosa Penina Borer, Sonia Tucherman e Valéria Aparecida Martins da Silva. A coordenação central fica à cargo da Suely, que trabalha na instituição. 


FF - Qual é o trabalho que os voluntários desempenham?
Suely - O trabalho consiste em buscar e receber as doações, fazer a triagem de tudo que recebemos e marcar e etiquetar cada item para encaminhar para a venda na loja (colocando tudo no sistema de computador para melhor controle).


FF - Como as voluntárias se comunicam e organizam suas agendas de trabalho?
Suely - Como existe o grupo do WhatsApp (Bazar Froien Farain), elas se comunicam entre si e combinam os dias e horas que podem ir. Sempre que possível tentam ir pelo menos 2 a cada dia para facilitar o trabalho e fazer uma socialização também. Elas procuram sempre orientar as voluntárias dos dias posteriores sobre o que que foi feito e o que ainda resta fazer, para dar continuidade e uniformizar o trabalho. Muitas vezes decidem via WhatsApp sobre as mercadorias que precisam ser marcadas e até mesmo os valores a serem colocados. Interessante notar como as voluntárias escolhem as funções que mais lhes agradam. Algumas preferem permanecer no bazar durante todo o tempo, auxiliando nas vendas. A grande maioria dá preferência ao setor de triagem e etiquetagem, suprindo com muita rapidez as necessidades do bazar. Todas são fundamentais para o bom andamento do trabalho.


FF - Depois da adoção desses grupos, houve melhora na produtividade e nas vendas do Bazar? 
Suely -
 As vendas melhoraram significativamente e a produtividade também. Elas estão muitoempolgadas com os resultados que procuramos sempre passar para elas.


FF - Vocês acham que esse tipo de organização pode estimular a participação de voluntários em outras áreas da casa?
Telma e Suely - Sem dúvida alguma. Acabou virando um grupo de trabalho e de novas amizades. Muitas vezes combinam de virem juntas ao Froien Farain, almoçam em conjunto, sepreocupam umas pelas outras, dando forças e enviando boas energias em casos de eventuais doenças ou dificuldades. Foi muito bonito e gratificante observar este crescente entrosamento da equipe.


FF - E se mais alguém quiser participar do grupo do Bazar? Ainda tem vagas? Como fazer?
Telma - Sempre temos vagas para o bazar. Este é um setor que demanda bastante mão de obra. É só entrar em contato com a Suely pelo telefone 2254-8295e marcar uma entrevista com Eliane Faride, diretora de voluntariado.