Desabilitar Preloader

Notícias

Últimas Notícias
Receba Novidades

Tributo a Rosa Brafman

2017-05-25

Depoimentos

A tradição destaca dois ícones, Hilel e Shamai, que ajudaram a construir a ética do judaísmo. Várias passagens deles são relatadas no Pirkei Avot.
Hilel era conhecido por ser o sábio que preservava o amor, o humanismo, a bondade, a paciência e a humildade. Já Shamai era um homem justo e eficaz.
Rosa Brafman absorveu ensinamentos destes dois sábios de nossa tradição. Acolhia a todos com um semblante alegre e bondoso, criando rapidamente uma empatia, ao longo de sua trajetória de mais de meio século trabalhando no Froien Farain. Quando recebia pessoas dizendo que tinham um grande problema que não conseguiam resolver, ela imediatamente se solidarizava e dizia que, daquele momento em diante, passaria a compartilhar da busca da solução deste problema. São inúmeros os casos em que Rosa, com sua perseverança e eficácia, liderou a busca e o acompanhamento de soluções.
O Froien Farain, em seus quase 100 anos de existência trabalhando com a comunidade judaica do Rio de Janeiro, foi construído a partir de pessoas como Rosa Brafman. Elas são fonte de nossa inspiração para levar a frente, sempre com o apoio de nossa comunidade, os preceitos éticos ensinados pelos dois ícones de nossa tradição.