Desabilitar Preloader

Notícias

Últimas Notícias
Receba Novidades

Círculo de Leitura comemora 4 anos

2018-03-24

Artigos

No sábado, dia 24 de março de 2018, comemoramos o quarto ano de existência do Círculo de Leitura da Sociedade Beneficente das Damas Israelitas no Rio de Janeiro. Estavam presentes os residentes, as leitoras Ana Lucia M.Aguiar, Bárbara Alves, Patrícia Wasserman, Paula Haas, Tova Sender, acompanhadas de Dayse Wolkoff, da diretoria do Froien Farain. Foi uma tarde de muita alegria, de encontros e reencontros.
.
Para quem o Círculo ainda é novidade, contaremos um pouco de sua história.
.
Ele teve início numa tarde de sábado do verão de 2014, quando o sol a pino tornava um passeio na Praça Afonso Pena uma programação impossível. Independente da estação do ano, um encontro especial acontecia todos os sábados, fossem dias de sol ou fossem dias de chuva. Era um encontro de duas pessoas que se conheciam há muitos anos, pois quis o destino que fossem da mesma família. Uma dessas pessoas estava residindo no Froien Farain, tal qual muitas outras. A segunda pessoa lá habitava aos sábados. Ao mesmo tempo que isto parecia muito, sob a ótica de quem perdeu a autonomia do ir e vir, poderia parecer pouco, bem pouco… As perguntas ressurgiam a cada vez: Como os dias da semana transcorreriam? Quais conversas aconteceriam? Quantos silêncios não compartilháveis existiriam? O que poderia fazer frente a certos vazios que poderiam teimar em surgir, em dias de poucas palavras ?
.
Certa vez me disseram que quando se está com um livro, nunca se está sozinho. Poderia então existir um assunto comum a todos ali que da literatura compartilhassem o gosto?
.
Assim começava uma reunião para leitura de contos que logo foi adquirindo uma metodologia - contribuição de um residente que tinha participado deste tipo de atividade coletiva - e novos participantes. Chegamos a inscrevê-la no Prêmio Viva Leitura.
.
A cada ano brindamos este encontro. Celebramos a vida, in memoriam e de corpo presente, celebramos a troca de vivências que os textos suscitam em cada um. Na primeira comemoração tivemos uma roda de conversa dos residentes, voluntários e damas, com a autora do livro que estávamos lendo, "Vista da Janela", de Rosali Michelson. No segundo ano, as leitoras voluntárias entrevistaram os residentes, familiares,cuidadores e as próprias leitoras, a respeito da importância do Círculo de Leitura para cada um. Ano passado foi a vez de recebermos outro autor, Paulo Blank, para conversarmos sobre o livro "MENTCH - A arte de criar um homem", leitura daquele momento.
.
Esse ano combinamos comemorar da seguinte maneira: A construção de um texto coletivo escrito pelos residentes,a partir do título de um conto de Luis Fernando Veríssimo, chamado "Bom mesmo”. Em seguida, tivemos a apresentação da Bárbara do relato de uma experiência semelhante à nossa, com leitores e idosos que acontece no Reino Unido: a leitura de poesias. Depois foi a hora de cada leitora voluntária ler uma poesia que escolheu trazer para o coletivo. Tudo isto acompanhado de conversa, risos, bolo de chocolate e muita ternura.
.
Em seguida transcrevo a escrita coletiva e as poesias, para que possam apreciá-la.
.
(Relato de Ana Lucia Aguiar)
.
===
O que é bom mesmo?
(Escrito coletivo pelos residentes participantes do Círculo de Leitura, após a leitura da crônica de Luís Fernando Veríssimo, “Bom mesmo”).
.
O que é bom fazer com a natureza? Acompanhar a evolução da natureza é muito emocionante, espetacular, o conhecimento universal entra de cheio...
Acompanhar a evolução da criancinha é bom mesmo, não é?
Na infância,a mamãe não proibir tanto de brincar, mas não é?
Ver minha família, meus filhos, todos felizes.
Todos querem isto: família!
E também é muito bom viajar, conhecer outros povos, outros costumes...
Ah... mas para isto se precisa de um pouco de dim dim e de muita saúde!
Então, o que é bom mesmo?
O bom mesmo é viver!
Viver com saúde, recuperar a saúde!
===
.
Daisy Wolkoff, diretora do Froien Farain, também enviou seu relato sobre a celebração.
.
"O texto produzido coletivamente a partir da leitura da crônica “Bom mesmo” foi uma para mim uma surpresa, uma linda surpresa. Foi gratificante compartilhar desse momento de alegria. A participação dos residentes, a vibração das voluntárias, o clima amistoso e a comemoração dos quatro anos de vida do Círculo de Leitura com direito a parabéns e bolo confirmaram a importância dessa atividade para o Froien Farain. Que tenha longa vida! Parabéns a todos"!