Desabilitar Preloader

Notícias

Últimas Notícias
Receba Novidades

Nós Cuidamos: Gestão de Riscos no Froien Farain

2019-04-20

Matérias

A Gestão de Riscos é um assunto vasto, ainda mais numa operação complexa e permanente como no Froien Farain, onde convivem residentes, colaboradores e voluntários.
.
Ela envolve desde temas da nossa rotina operacional, como segurança do trabalho e atenção ao uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), passando pelos processos de limpeza, onde é importante sinalizar as áreas com risco de queda, pelas atividades da cozinha e riscos de queimaduras, como também trata de riscos mais complexos como, por exemplo, os inerentes à infraestrutura das instalações elétricas e dos equipamentos de combate a incêndio.
.
Também é dada especial atenção a aspectos relacionados ao meio ambiente, considerando a constante manipulação de resíduos e a movimentação de equipamentos e insumos nas atividades cotidianas da instituição.
.
Nesse contexto, os voluntários do grupo Men Farain contribuem com a boa gestão da Casa, alinhados com o que há de mais moderno nas práticas empresariais: a formação de um Comitê de Gestão de Riscos, capitaneado pelo nosso voluntário engenheiro e consultor, François Coblentz. Com décadas de experiência na área de segurança e gestão de riscos para grandes indústrias no setor de óleo e gás, seu conhecimento tem sido fundamental para a implantação de processos de prevenção e seguranç;a no Froien Farain.
.
Participam dos encontros periódicos do comitê os voluntários Adolfo Leibovitch, Marcos Tucherman e Altair Birenbaum, além dos membros da nossa equipe de colaboradores: Elias Mizrahi, Letícia Gomes, Sergio Saboya, Claudio Carvalho e Advá Griner. Juntos, eles avaliam as prioridades de ações de prevenção, correção e melhorias a partir da análise de uma matriz de riscos. Nessa matriz são mapeados todos os possíveis riscos, suas respectivas probabilidades de ocorrência e os possíveis impactos de cada evento.
.
Na esteira dos acontecimentos mais recentes, como o Museu Nacional e o Ninho do Urubu do Flamengo, um dos primeiros projetos do comitê em 2019 foi fazer a revisão dos nossos sistemas e protocolos de prevenção e combate a incêndio, de modo a promover a modernização das instalações elétricas da Casa Geriátrica, bem como se adequar às novas Normas vigentes.
.
Esse tipo de projeto possui custos e exige investimentos significativos, mas não mediremos esforços para torná-lo realidade, afinal, nosso compromisso com a excelência é total.
.
Temos certeza de que a comunidade estará, mais uma vez, ao nosso lado para que possamos garantir o melhor para os nossos residentes e colaboradores.
.
Afinal, nós cuidamos.