COVID-19 | PROTEÇÃO DOS IDOSOS E COLABORADORES

Caros associados, doadores, voluntários, familiares e membros da comunidade que tanto apoiam nosso trabalho social.

Como todos sabem, estamos vivendo uma Pandemia do Covid-19.

Para agravar a situação, esse vírus afeta de forma muito mais agressiva os idosos e pessoas com comorbidades – justamente o perfil dos nossos queridos residentes.

Passamos os últimos dias em intensas reuniões internas, auxiliados por profissionais da Sociedade Brasileira de Infectologia e especialistas em pneumologia, e tomamos medidas restritivas de contato que impactarão na rotina dos nossos idosos e do funcionamento do lar.

Queremos compartilhar com todos as diversas medidas que adotamos para evitar os riscos de contágio dos nossos residentes e colaboradores.

Das medidas padrão de controle:

Determinação para o uso obrigatório de máscaras descartáveis por parte de todos os funcionários, acompanhantes e prestadores de serviço, sem exceções, em todos os ambientes da Instituição;

As máscaras descartáveis estão disponíveis na entrada e serão entregues diariamente na Portaria, quando do ingresso no Froien Farain e repostas periodicamente ao longo do expediente conforme necessidade.

Quando do término do expediente, são fornecidas novas máscaras para todos os funcionários e acompanhantes, para uso no deslocamento (transporte), de ir e vir para o Froien Farain;

O descarte das máscaras utilizadas será feito em lixeiras especiais, identificadas com o símbolo “INFECTANTE”, que se encontram localizadas nos 2 Postos de Enfermagem e na Portaria principal;

Reforço das medidas de higiene das mãos – com preparação alcoólica ou água e sabonete líquido – para funcionários e acompanhante.

Fixação de cartazes e folhetos promovendo boas práticas e orientações sobre a forma correta de lavagem e higienização das mãos;

Aumento na frequência dos procedimentos de higiene e desinfecção de utensílios, equipamentos, pisos e ambientes de convivência;

Aumento da quantidade de dispensadores com preparação alcoólica pelos principais pontos de assistência e circulação, de modo a facilitar a sua utilização em qualquer ambiente/área da instituição;

Divulgação e reforço da etiqueta respiratória – se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel, bem como evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;

Sempre que possível, manter os ambientes ventilados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);

Sobre Interrupção de Atividades e Restrição de Circulação de Pessoas:

Na impossibilidade de identificarmos pessoas que possam oferecer risco de contágio aos idosos neste estágio da pandemia, foram suspensas as visitas aos residentes, por familiares e amigos;

Suspensão temporária das Atividades em Grupo que são oferecidas diariamente aos residentes, de forma a evitar a concentração de pessoas no mesmo ambiente;

As profissionais de fonoaudiologia e fisioterapia continuarão a realizar atividades individuais ao longo da semana;

Em relação à Equipe O Presente Encontro (palhaços terapêuticos), está em estudo um formato de intervenção virtual, a partir da produção de conteúdo audiovisual, inspirado no formato das visitações realizadas semanalmente, incluindo assim: músicas de época, jogos cômicos, relatos do cotidiano sob a ótica do palhaço, assim como proposições não lineares, abstrações com jogos sonoros e visuais visando aqueles residentes em estado de demência com a cognição mais comprometida;

Dispensa temporária dos nossos voluntários, nas diversas tarefas normalmente realizadas, inclusive o Bazar Beneficente;

Alteração na forma de entrega/recebimento de produtos, mercadorias e doações: o setor responsável será avisado da chegada do Fornecedor/Doador, que por sua vez aguardará na Portaria/Portão de Garagem pela chegada de um funcionário para atende-lo da forma adequada.

Importante:

Por orientação do nosso Responsável Técnico, os residentes que exclusivamente por motivos médicos, necessitem sair da Instituição, serão submetidos a um período de quarentena (15 dias), em quarto privativo, quando do seu retorno.

Os colaboradores que manifestem sintomas de infecção respiratória (tosse, febre ou dificuldade de respiração) não comparecerão ao trabalho.

Diante de todas essas medidas duras, porém necessárias nesse momento, esperamos poder continuar contando com a sua ajuda e, principalmente, participação.

O fato de termos que fechar o Bazar Beneficente irá impactar nossas receitas.

Além disso, faremos um investimento massivo em aquisição de EPIs e produtos de higiene para poder garantir a segurança sanitária dos nossos residentes e colaboradores.

E não são apenas os esforços materiais que teremos que redobrar. O isolamento social dos nossos idosos, que tanto amam música e as atividades em grupo, com certeza será um fator de stress a mais para eles.

Precisamos de apoio financeiro.

Estamos abertos a novas ideias e fornecimento de recursos que viabilizem a interação virtual, como conversas, apresentações musicais entre outras formas criativas de manter nossos idosos felizes e com convivência durante esse período de isolamento social.

O Froien Farain nasceu para assistir pessoas necessitadas há quase 100 anos.

Já passamos por muitos momentos difíceis mas só chegamos até aqui porque pudemos contar com vocês. Nesse momento não será diferente.

Vamos seguir em frente e vencer mais esse desafio. Juntos.

Atenciosamente,

Ana Clara Antaki
Presidente do Froien Farain

____________________________________
INFORMAÇÕES PARA DOAÇÕES

Você pode enviar suas doações para o Froien Farain na Rua Afonso Pena, 171, aos cuidados de Zulmira ou Suely da Captação.

Ou, se preferir, você pode ligar para (21) 2254-8295 ou mande um email para captacao@froienfarain.org.br para combinar a melhor logística.

Caso deseje, você também pode doar valores em dinheiro pelo website www.froienfarain.org.br/doe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *